[FUG-BR] qemu (rede)

Luiz Gustavo Santos Costa luizgustavo.sc em gmail.com
Qui Set 29 11:05:47 BRT 2005

2005/9/29, Marcio Luciano Donada <mdonada em auroraalimentos.com.br>:

> Pessoal, instalei no meu FreeBSD o qemu. Estou emulando o Windows XP,
> gostaria de acessar a internet, troquei alguns e-mail com o Nilson,
> sobre a parte de rede, mas até agora nada, já fiz algumas conf
> conforme a doc e até o momento nada. Alguém pode dar uma dica?

Vou usar um email meu que enviei pra lista no dia que ela travou (por
isso acho que não chegou):

Uma boa pedida pra vc usar a rede do Qemu é fazer um script para
levantar uma interface TAP e fazer bridge com sua interface de rede
real, exemplo:

tenho uma placa de rede com as seguintes configurações:

rl0 : 192.168.1.100/24

leia o modulo if_tap:
# kldload if_tap

leia o modulo bridge:
# kldload bridge

crie um script para levantar a rede TAP:
# cat qemu_if.sh
#!/bin/sh
ifconfig $1 up

configure sua bridge:
# sysctl net.link.ether.bridge.config=rl0,tap0
# sysctl net.link.ether.bridge.enable=1

Agora é só chamar o qemu assim: (rode como root pra levantar a tap0)
# qemu -m 256 -n qemu_if.sh -hda winxp.img

Pronto... seu windows xp vai enxergar tua rede diretamente (pela
bridge), fácil, fácil...

Blz...

Espero ter ajudado !

Abraços,