[FUG-BR] ADSL

Rodrigo Castro admin em roullier.com.br
Qui Set 29 16:23:25 BRT 2005

Ronan,

Não deve ser problema de máquina, cara. Meu server aqui é um Dell P4 3.06
com 1 GB de RAM e ele é só firewall/vpn/squid transparente. Meu MNBCLUSTERS
está em 32768 bytes e como eu disse antes, o único site com Brt que isso não
ocorre tem um firewall igual ao seu, um K6 com 64 MB de RAM.

Abraço,

Rodrigo Kayser de Castro
Tecnologia da Informação
Roullier Brasil Ltda.

----- Original Message -----
From: Ronan Lucio
Sent: Thursday, September 29, 2005 4:07 PM
Subject: Re: [FUG-BR] ADSL

Giovanni,

>   Já verificou o tráfego de rede nesses momentos em que fica lento ?

Já. Tem momentos que fica muito lento, e pouco tráfego.
Acontece aquilo o Rodrigo disse: "No buffer space available".

O interessante é que o problema não é constante.
As vezes acontece uma vez na semana. Outras vezes acontece
umas três vezes no dia.

Tenho a impressão que quando o ADSL fica instável um tempo
esse problema acontece com mais frequência, ou quando o link
fica congestionado por um certo período o problema também
acontece.

É como se ele realmente ocupasse todo o buffer no momento
do congestionamento, mas depois quando o link libera ele não
conseguisse liberar o buffer.

Isso é o que eu pude notar, mas não tenho dados concretos que
comprovem isto.

> Reiniciar pode matar as conexões e depois de algum tempo elas voltam.

Concordo, mas me parece que este não é o caso.

>  Tenho alguns lugares rodando com o mpd na BrT mas isso não acontece.

Se tu puderes passar a configuração que tas usando a gente poderia
comparar com a nossa.

>  Sobre o erro "No buffer space available" pode ser que a memória RAM
> esgotou e o sistema não consegue mais alocar mbufs/mclusters. O comando
> 'netstat -m' irá mostrar as estatísticas disso. Hoje em dia o kernel
> ajusta automaticamente a quantidade de mclusters dependendo da memória
> disponível. Se a ADSL cair por algum motivo pode dar este erro também
> pois ele esgota o buffer de saída.

Bem, talvez esteja ai o problema.
Esta maquina está com 64 Mb de RAM, mas ainda tenho squid rodando nela,
sem contar o dummynet.
O NMBCLUSTERS está setado para 16384.

Me parece que vai ter que rolar um upgrade ai.

Valeu Giovanni,
Muito obrigado,
Ronan

--