[FUG-BR] Variaveis dos arquivos Make do Ports

Renato Botelho garga em FreeBSD.org
Seg Abr 3 07:29:06 BRT 2006

On 4/2/06, Otacilio Neto <otacilio_neto em yahoo.com.br> wrote:
> Olá pessoal
>
>     Onde é que eu defino/desdefino (essa palavra
> existe?) aquelas variáveis que que estão dentro dos
> .if defined(
> do Makefile do port no ports? Tipo
> .  if defined(WITH_MIT_KRB5)

Isso varia pra cada port. Se o port usa um recurso chamado OPTIONS,
basta você dar um `make config` no diretório dele e ele exibirá uma
telinha azul pra você marcar/desmarcar as opções que você deseja.
Feito isso uma vez, ele irá guardar essa configuração e não ficará
mais te perguntando.

Se o port não usar OPTIONS, essa variável tem que ser definida no
momento da compilação, por exemplo

make -DWITH_FOO install

Caso você queira usá-la sempre, basta adicionar uma linha no /etc/make.conf

WITH_FOO=yes

Isso pode causar certos problemas, pois você pode ter 10 ports que
contenham a opção WITH_FOO, e você pode querer usá-la apenas em
alguns, então, aí vai uma solução. Adicione entradas assim no
/etc/make.conf:

# Qmailadmin
.if ${.CURDIR:N*mail/qmailadmin}==""
WITH_DOMAIN_AUTOFILL=yes
WITH_MODIFY_QUOTA=yes

# php_doc - em portugues
.elif ${.CURDIR:N*portuguese/php_doc-br}=="" || ${.CURDIR:N*lang/php_doc}==""
PHP_LANG=br

.endif

com isso você consegue setar as variáveis de acordo com as suas necessidades.

[]s
--
Renato Botelho