[FUG-BR] Dúvida_-_releases_e_stables_-_correções_de_bugs

Dom Abr 9 19:59:09 BRT 2006

Thiago Esteves de Oliveira wrote:
>    Olá pessoal,
>
>    Estava olhanda na mensagem "
> ftp://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/CERT/advisories/FreeBSD-SA-06:13.sendmail.asc
> " do campo "Security Advisories" do site www.freebsd.org e uma dúvida (não
> tem nada a ver com a mensagem) apareceu...
> --
>    Bom, lendo como corrigir o bug...ele pede para que seja feita uma
> atualização para uma das versões stables: 4.11, 5, 6...
>
>    "ok, sei que não é preciso atualizar o sistema inteiro para corrigir um
> bug de um software", mas gostaria de saber se os isos (5.4-Release e
> [...]

Thiago,

Nao.
As versoes -RELEASE do FreeBSD tem como objetivo primario ser sistemas
pra distribuicao em massa. Sao versoes datadas, e como tal, nao tem
problemas recentes corrigidos. Esse ciclo dura em media 4 meses (a cada
novo release) entao na pratica voce pode ter um sistema recem instalado
com 4 meses de bugs nao corrigidos. Felizmente os bugs no FreeBSD sao
pouco frequentes, frente `a media de outros sistemas, abertos ou
proprietarios.

Por isso a discriminacao de SAs em http://www.freebsd.org/security/
tende a ser organizada da forma mais cronologica o possivel, mencionando
o schedule das ultimas versoes -RELEASE e quais SA os afectam.

Por isso um dos procedimentos obrigatorios de um sysadmin FreeBSD
responsavel e atualizar seu sistema recem-instalado antes de coloca-lo
em producao. Como atualizar voce pode entender passar pra -STABLE,
passar pra algum Security Branch (os -RELEASE-pX) ou utilizar o
freebsd-update pra atualizacao binaria.

Salvo raras excecoes quando o conjunto de falhas incluem problemas da
base e da userland, em especial aplicacoes de terceiros contribuidas, e
estes problemas sao extremamente graves, ao ponto de comprometer todo o
-RELEASE e nao fazer sentido o -RELEASE em questao continuar existindo
dada a seriedade dos problemas, ai sim sao lancados novos releases que
antecipam o ciclo de vida das versoes do sistema, sao os chamados
FreeBSD de versao Minor Number Level 2, como 5.2.1 da vida, etc. Nesse
caso o Minor Number deixa de existir e so passa a existir o Minor Number
Level 2 disponivel pra download. Mas isso nao e comum, e em teoria nao
deve acontecer. Quando acontece o ciclo periodico de versoes passa a ser
contado a partir do ultimo Minor Number Level 2.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
(31) 3281-9633 / 3281-3547