[FUG-BR] Dúvida_-_releases_e_stables_-_correções_de_bugs

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Dom Abr 9 21:14:30 BRT 2006

On Sun, April 9, 2006 9:06 pm, Thiago Esteves de Oliveira said:

>   Então se for instalar uma 'Old Release' não se pode fugir das
> atualizações pós instalação (mas para que alguém instalaria uma 4.x
> Release,..., em 2006...nao é)...

 Geralmente em sistemas críticos você quer diminuir a quantidades de
mudanças no dia-a-dia para evitar problemas. Minha sugestão é instalar
um -RELEASE e aplicar os patches de segurança periodicamente.

 Para isso você pode utilizar a tag RELENG_6_0, no caso do 6.0.

 Se for o caso de uma relase mais nova conter mudanças que você ache
interessantes estude bem ela, faça algum projeto piloto, analise as
mudanças em outras áreas que você inicialmente não queria mexer, etc.

 Eu costumava deixar os sistemas em -STABLE mas ultimamente utilizo apenas
-RELEASE+patches e pulo de release em release. Cada um tem seu jeito ;)

>   ...Então aproveitando o assunto sobre atualização...Um sistema
> compilado
> no próprio 'servidor' (máquina)
> com as opções 'especiais' do gcc para um estilo de processador (-march,
> etc...), será muito mais rápido, mais ou menos, existe alguma
> comparação,
> alguém já fez alguma comparação entre as velocidades de execução,
> tamanho,
> ..., dos binários criados apartir das "compilações especiais"?

 É outra coisa que, com o tempo, fui percebendo e comprovando com as
experiências de outras pessoas que não gera nenhum grande benefícios.
Dizem que 1-3% na performance. Não é lá essas coisas, é ? Parece que
o GCC 4.0 consegue otimizar melhor certas coisas mas de cabeça não
lembro muita coisa.

 Também deixei de encher meu make.conf com flags de otimização para
CPUs depois que um servidor pifou e, na emergência, precisei trocar o
sistema de Intel para AMD.. e havia compilado com as flags específicas
para P3. O sistema não bootou, assunto encerrado. Se houver algum ganho
de 15-30% que me interesse algum dia posso até estudar a possibilidade
novamente. Por enquanto prefiro algo mais "certo" :)

Felicidades,

--
Giovanni P. Tirloni