[FUG-BR] Parallel Zip

Paulo Pires pappires em gmail.com
Ter Abr 11 10:51:28 BRT 2006

On 4/10/06, Lucas Ducati <lducati em yahoo.com.br> wrote:
> Olá a todos,
>
>   Há algum tempo estou tentando usar meu ZIP drive externo da iomega com porta paralela. Pois bem, jah procurei varios tópicos na internet mas nada me ajudou.
>   Recompilei Kernel com opção vpo, mexi na bios usando ECP ou algo do tipo...

Na minha experiência (há uns seis anos ou mais), EPP funciona de três
a quatro vezes mais rapidamente que ECP.  Faça seus testes, mas fica a
dica.

>   Meu problema é o seguinte.
>   O kernel reconhece o Zip como da0 qndo o sistema é levantado.
>   Quando coloco um disco nada acontece, já olhei o dmesg. Então qndo tento montar com as opções corretas.. mount_msdos /dev/da0 /mnt o kernel me retorna algo do tipo "incorrect super bloch", mas só ai ele gera a "partição dos", ou seja /dev/da0s4.

O que acontece se você tentar montar diretamente /dev/da0s4, já que um
ZIP que use apenas FAT geralmente vai estar usando apenas a quarta
partição do MBR?

Se tudo mais falhar, talvez você possa fazer um script para dar um
"refresh" na MBR (por que método não sei, pode ser desde o que você já
está fazendo até algo que faça reset/reprobe do driver SCSI do disco
ou do barramento).

--
Um abraço.
        Paulo A. P. Pires

... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.