[FUG-BR] server ntp

Rainer Alves rainer.alves em gmail.com
Qua Abr 12 20:40:03 BRT 2006

Celso Viana wrote:
> Rainer,
>
> É isso mesmo, eu ativei o securelevel para 2; o que estou estranhando
> é a frequencia das mensagens; o interessante é que o relógio está
> certinho (os minutos); o server "prefer" é o ntp.nasa.gov; esse server
> é stratum 1?

A frequência das mensagens varia porque o ntpd usa um cálculo diferente
pra saber quando deve consultar um NTP externo.. a man page fala o seguinte:
"By default, ntpd runs in continuous mode where each of possibly several
external servers is polled at intervals determined by an intricate state
machine.  The state machine measures the incidental roundtrip delay
jit-ter and oscillator frequency wander and determines the best poll
interval using a heuristic algorithm."

O relógio do servidor tá certo por um dos 2 motivos:
1) o NTP arrumou o horário antes do securelevel e desde então ele não
variou muito
2) o NTPD não altera o relógio de uma só vez, ele usa pequenos
incrementos até que a hora fique certa. Às vezes os incrementos são
inferiores a 1s (que é o limite do securelevel).

Sobre o ntp.nasa.gov, ele é sim um stratum 1, confere aqui:
http://ntp.isc.org/bin/view/Servers/StratumOneTimeServers
O access policy dele tá listado como "Restricted Access", talvez sejam
mais rígidos com abusers...

> Conhece algum server brasileiro que seja confiável (o do observatório
> nacional não é nem um pouco)?

Eu costumo usar o da RNP, que é aqui em Brasília então consigo um
round-trip menor: ntp1.pop-df.rnp.br

--
Rainer Alves