[FUG-BR] Dimensionando corretamente

Qua Abr 19 20:37:41 BRT 2006

William Armstrong wrote:
> Afinal o micro vai ser o que um firewall ou um routeador ???
>
> Pois se for  routeador  um P200 resolve como ja foi demonstrado
>
> Mas para um FW   sugiro no minimo um P3 1000  com 512 de ram

matar tico-tico com canhão !!

> como tb ja foi mostrado  tudo vai depender da quantidade de regras
> implantadas e o número de conexões simultaneas.  de preferencia por
> hardware de rede intel .
> Como tb foi comentado limpe o lixo no sistema para melhorar o
> desempenho. só use aquilo que vc vai precisar e desabilite o resto.
>

> meus 0,2 cents

Uma *CPU* P166, com 32M de RAM, tranquilamente gerencia um firewall
razoavelmente sofisticado a 50Mbps.

Vamos lembrar: um CISCO 2500 (pré-histórico) gerencia sossegado 2Mbps
com uma CPU medíocre (minha PalmV tem uma CPU melhor) e uma quantidade
de memória ridícula (... meu celular tem mais memória que ele) .... mas
as interfaces de rede são optimizadas em hardware !

Em geral os problemas decorrem das *placas de rede* e o *barramento* da
MB !!!

ed, lnc, rl, sis, etc.. associadas a ISAs e/ou PCIs antigos são uma
garantia de problemas !!

fxp, xl, etc.. associadas a PCIs novos (v2.1, 32 ou 64 bits) suportam
bandas próximas ao limite teórico (100Mbps)

*qualquer* Gigabit supera as anteriores....

Uma MB PC-Chips é garantia de dor-de-cabeça (não importa a CPU);
interfaces "on-board" são uma catástrofe !! mesmo as fxp.... pois usam
IRQs compartilhados...

Na documentação do Free e do Open tem um monte de comentários há
respeito de hardware X firewall;

Resumindo, dizem o seguinte:

- até umas 200 regras, o que vai te limitar é o hardware ethernet
(placas de rede X barramento); qualquer P100(!!) com 32 MB de RAM resolve

- mais de 200 regras, bem... se suas regras já estão optimizadas e ainda
continua precisando de tantas, sua rede é "tão complicada" que não vale
a pena perder tempo tentando economizar no hardware....

[]s
Antonio Torres