[FUG-BR] PF ou IPF

JC Júnior junior.listas em gmail.com
Ter Abr 25 12:04:54 BRT 2006

	É verdade, realmente, seria melhor opiniões técnicas, pois esse ou
aquele é melhor fica dificil de entender, uma das coisas que me preocupa
muito é o lance da performance, por exemplo: resolvi aprender primeiro
pf, pois aprendendo esse faria firewalls tanto no free como no open,
entaum ,lendo a documentação que o outro colega indicou eu percebi que
mesmo que uma regra 'case' ele ainda assim verifica todas as demais (com
excessão do quick(acho que é isso)), isso em uma rede pequena deve
funcionar legal, mas numa rede grande acredito que sobrecarrege um pouco
a máquina, mesmo sendo um firewall 'default drop', que deverá gerar
menos regras, pode se tornar um problema, então eu queria saber se algum
é mais pesado do que o outro, quais são os problemas inerentes a cada
(por exemplo o ftp no pf, que também é comentado na documentação),
existe alguam indicção 'oficial', se tem alguma característica
diferencial (por exemplo a opção antispoof do pf eu achei bem legal).
	Como apenas mexi com pf , ainda naum tenho opinião formada, realmente
ainda vou ter que perder um tempo com isso, mas a opinião de alguém que
usa isso no dia-a-dia é muito importante.

Sendo assim conto com a ajuda de vcś , []'s a todos
Junior