[FUG-BR] Controle de banda usando PF.

Gilberto Villani Brito linux em giboia.org
Qui Abr 27 14:55:37 BRT 2006

Olá lista,
Tenho um firewall usando SOMENTE PF funcionando corretamente.
Estou tentando usar o ALTQ para limitar banda, mas estou com uma pequena dificuldade.
Tenho a seguinte regra:
# altq on em3 cbq bandwidth 100% queue net_em3
#   queue net_em3 bandwidth 1Mb net1_em3
#     queue net1_em3 bandwidth 50% cbq(default borrow)

Dessa maneira a minha banda na em3 vai no máximo a 500Kb. Por que não chega a 1Mb???

Essa regra:
# altq on em3 cbq bandwidth 100% queue net_em3
#   queue net_em3 bandwidth 1Mb cbq(default borrow)

Deixa a banda passar de 1Mb tranquilamente (como diz o manual).

Eu gostaria de saber aonde estou errando.

Abraços
Gilberto