[FUG-BR] [Off-Topic] hardware mal-comportado

Sáb Abr 29 20:45:18 BRT 2006

irado furioso com tudo wrote:
> tenho dois hd´s de marcas e capacidades (4.1G e 12G) diferentes e notei que o FreeBSD recusa-se a instalar-se nêles. Não é problema qualquer com o instalador e/ou software, uma vez que a instalação se processa normal em dois outros hd´s, um scsi, outro ide.
>
> Muito bem, acontece que êsses dois hd´s recebem e funcionam bem com a instalação de Linux (Debian e Slackware), o que me leva a pensar:
>
> o FreeBSD é mais rigoroso e exigente com o hardware do que outros SO´s (menos tolerante)
>
> tenho razão ou estou me iludindo?

Tem razão:  o FreeBSD *é* mais exigente quanto a hardware em geral...mas
não por "frescura" e sim por segurança.

se um HD tem capacidade para 'ATA-100', o FreeBSD fica tremendamente
infeliz se não puder usar 'ATA-100', pois vai estar sabendo que tem algo
de errado com esse disco...

se o HD está com problemas de humidade ("humidadeavançada") e só
consegue ler/gravar um setor após vários "hardware-recovery" o FreeBSD
simplesmente se recusa a continuar....

Usar as técnicas de "Portas dos Fundos ou Janelas" que, quando tem
alguma dificuldade com o hardware simplesmente ignoram e passam a
utilizar a pré-histórica BIOS-de-16bits para leitura e escritas não é
com ele....

> Considerando-se que os hd´s em questão REALMENTE têm algum problema - e eu SEI disso - eu suponho que o seja isso, mas gostaria que alguém me certificasse isso. Porque não adianta instalar um SO num hd que vai, fatalmente, apresentar problemas no futuro, não é mesmo? (apesar que ninguém pode garantir nada, em coisa alguma, nada é certo, exceto o crematório ou o cemitério).

Voce até consegue utilizar esses discos: forçando modo PIO desde o boot
(`hw.ata.ata_dma=0` no /boot/loader.conf), mas a performace vai ser
deprimente e a segurança dos dados praticamente nula.

> ---
> saudações,
> irado furioso com tudo
> FreeBSD BSD50853/Linux User 179402
> As pessoas fazem coisas horríveis por dinheiro, até trabalhar.

[]s

Antonio Torres