[FUG-BR] pf + squid + freebsd 6.1

Sábado Agosto 5 12:19:47 BRT 2006

Jose Luiz wrote:

> Desculpe-me mas não é isto que quero fazer (não sou muito bom pra explanar as
> "coisas"), já tenho as saidas funcionando muito bem, o problema é que alguém
> está bloqueando as consultas a sites com criptografia  (https)
>
> Se configurar no navegador proxy revelado, tudo funciona bem, inclusive os
> https, portanto acho que tem algo errado no pf.
>
> Todo mundo quer bloquear o orkut e aki por padrão "alguém" já está bloqueando
> e preciso que seja liberado!
>
> Obrigado!

alguns trechos de arquivos de configuração que podem te ajudar:

squid.conf
  tcp_outgoing_address 200.x.y.z
  http_port 127.0.0.1:3128

  forwarded_for off
  httpd_accel_with_proxy off
  httpd_accel_uses_host_header off
  httpd_accel_single_host off
  httpd_accel_host virtual
  httpd_accel_port 80
  httpd_accel_with_proxy on
  httpd_accel_uses_host_header on
  acl business_hours time M T W H F 09:00-18:00
  acl url_banned url_regex -i "/usr/local/etc/squid/url.banned"
  http_access deny url_banned business_hours

NOTA: o arquivo url.banned contem a relação de urls bloqueadas, uma por
linha; p.ex. ".orkut.com" (sem as aspas)

pf.conf

  rdr on $int_if1 proto tcp from any to any port 80 -> 127.0.0.1 port 3128

Tudo tirado diretamente de "http://www.benzedrine.cx/transquid.html" (um
howto do "pai" do pf)

Sites relacionados no arquivo 'url.banned' são simplesmente bloqueados
(com aquela simpatica mensagem do squid) durante o horário comercial
(para tristeza dos "sem o que fazer" ;)

Pode não ser o melhor, mas está funcionando, há varios meses,
perfeitamente em um escritório com cerca de 40 "maquinas clientes" (mais
da metade laptops), onde os clientes são completamente leigos e não
sabem, sequer, configurar um proxy no Internet Explorer.

Fazem bastante uso de sites "estranhos" (CEF, BB, Bradesco, Tribunais,
Prefeituras, etc.) e nunca houve reclamação de dificuldade de acesso..

[]s

Antonio Torres