[FUG-BR] SSL sem recompilar o Apache?

Alex Moura alexsm em gmail.com
Quarta Agosto 9 16:57:45 BRT 2006

On 8/9/06, Daniel Murari Boato <daniel em ecid.com.br> wrote:
> Boa tarde amigos da lista. Gostaria de saber se há uma forma de carregar um
> módulo adicional no apache sem ter que recompilá-lo. Eu preciso fazer o mesmo
> com o PHP. Quando instalei aqui, não precisavamos do SSL, IMAP e talz, but
> now a coisa mudou e eu não posso parar o servidor por muito tempo, nem fazer
> isso fora do horário comercial.

Você pode fazer a compilação do www/apache13-modssl, calmamente, antes
da janela de manutenção, onde poderá se certificar que tudo correu
bem, mas é importante lembrar do backup da configuração de produção:

#  cp /usr/local/etc/apache/httpd.conf  ~root
# cd /usr/ports/www/apache13-modssl && /usr/bin/nice -n 10 make all

No horário da janela, basta desinstalar o atual apache e instalar o novo:

# /usr/local/etc/rc.d/apache stop
# pkg_deinstall -f `pkg_info | grep apache | awk -F' ' '{print $1}'`
# portinstall -wW www/apache13-modssl
# /usr/local/etc/rc.d/apache start

Você deverá conseguir executar o apache sem nenhuma modificação no
arquivo de configuração e poderá fazer os ajustes necessários com
calma. Quando o httpd.conf estiver atualizado, um rápido comando deve
finalizar seu trabalho:

# /usr/local/etc/rc.d/apache restart

Bom trabalho,

Alex