[FUG-BR] Roteador com FreeBSD --> Por onde começar?

Rainer Alves rainer.alves em gmail.com
Domingo Agosto 13 18:04:33 BRT 2006

Luciano Barreto - FAP wrote:
> Olá pessoal, sou novo na lista e pretendo participar bastante.
> Estou participando de um projeto de pesquisa na faculdade onde a proposta do
> professor será montar um mini roteador usando o freebsd, algo que seja
> pequeno, caiba em um disquete ou mesmo em um pen drive.
[...]

A primeira fonte de pesquisa seria o pfSense (http://www.pfsense.com),
que é um FreeBSD integrado para servir de
firewall/roteador/wireless-ap/etc, baseado no PF.
Mas se você quiser algo mais minimalista, que caiba em um
pendrive/disquete, pesquise pelo NanoBSD e PicoBSD, a começar por esses
links:
* http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/articles/nanobsd/article.html
* http://en.wikipedia.org/wiki/PicoBSD
* http://www.cse.ucsc.edu/~brucem/pico_notes.htm