[FUG-BR] duvida Freebsd - um disco eh acessado via BIOS ou diretamente ?

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Quarta Agosto 16 00:09:15 BRT 2006

Nenhum _de_Nos wrote:
> hail,
>
> tenho um netfinity 5500 arcaico com FreeBSD 6.1-STABLE e estou com
> problemas para que ele reconheca um disco Seagate 300GB IDE.
>
> no bios reconhece como 8455MB, e qd entra no FreeBSD ele nao acha a
> particao, so acha ad0. ele nao foi particionado, tem um ad0d que era
> para aparecer com uma particao com todo o disco.
>
> nao sei como sair desta com FreeBSD, e se nao sair vou ter que colocar
> Linux nele :(

  Na BIOS está selecionado LBA ? Esse limite de 8455MB parece ser algo
relacionado a isso. Acho que dá pra começar por ai... mas essa máquina
por já ter uma certa idade pode ter uma limitação da própria BIOS ou
então dá especificação IDE que ela suporte. Lembre-se que ainda existe o
antigo limite de 137GB. No Linux funciona normalmente (fdisk e mk2fs) ?

--
Giovanni P. Tirloni
http://www.tirloni.org