[FUG-BR] duvida Freebsd - um disco eh acessado via BIOS ou diretamente ?

Quarta Agosto 16 06:16:31 BRT 2006

Giovanni P. Tirloni wrote:

>   Na BIOS está selecionado LBA ? Esse limite de 8455MB parece ser algo
> relacionado a isso. Acho que dá pra começar por ai... mas essa máquina
> por já ter uma certa idade pode ter uma limitação da própria BIOS ou
> então dá especificação IDE que ela suporte. Lembre-se que ainda existe o
> antigo limite de 137GB. No Linux funciona normalmente (fdisk e mk2fs) ?

Tive problemas parecidos com um um disco de 120GB em IBM Aptiva (Pentium
166)

A BIOS reconhecia o HD de 120G como sendo 8.4G

Resolvi fazendo o seguinte:

IDE 0 Master:  HD de 4.3GB
IDE 0 Slave:   CDROM
IDE 1 Master:  HD de 120GB

durante a instalação, "mandei" o FreeBSD ser instalado no HD de 120GB e
instalar o "booteasy".

funciona até hoje.... com um /usr de 100GB e o disco de 4.3 servindo só
para "agradar" a BIOS durante o boot...

[]s

Antonio Torres