[FUG-BR] duvida Freebsd - um disco eh acessado via BIOS ou diretamente ?

Quarta Agosto 16 17:16:22 BRT 2006

On 8/16/06, Antonio Torres <antonio.torres at newspace.net.br> wrote:

> Tive problemas parecidos com um um disco de 120GB em IBM Aptiva (Pentium
> 166)
>
> A BIOS reconhecia o HD de 120G como sendo 8.4G
>
> Resolvi fazendo o seguinte:
>
> IDE 0 Master:  HD de 4.3GB
> IDE 0 Slave:   CDROM
> IDE 1 Master:  HD de 120GB
>
> durante a instalação, "mandei" o FreeBSD ser instalado no HD de 120GB e
> instalar o "booteasy".
>
> funciona até hoje.... com um /usr de 100GB e o disco de 4.3 servindo só
> para "agradar" a BIOS durante o boot...

Eu tenho algo parecido no meu K6-2. Ele congela quando tenta reconhecer
um HD de mais de 32 GB. Então tem um HD de 30 GB que tem Windows 98,
que quase nunca uso, e 1 GB de FreeBSD, e um de 40 GB que a BIOS nem
sabe que existe, que tem o resto do FreeBSD.

Antigamente era muito comum instalar, e eu mesmo já fiz isto a não muito
tempo atrás, um HD com a configuração errada. A BIOS reconheçe o HD
como tendo 8GB, por exemplo, mas o HD é maior. Então se coloca o /
em algum lugar destes 8 GB, e o resto do sistema no resto do HD.

Então o FreeBSD reconhece o tamanho correto do disco quando faz o
boot e assume a máquina.

João Rocha.