[FUG-BR] Firewall Congelando

m3 BSD m3.bsd.mania em gmail.com
Quinta Agosto 17 13:08:22 BRT 2006

Bem... vou passar a minha experiencia (digamos, infeliz de passagem ehehe)

Tenho uma rede em um cliente, com o freebsd fazendo nat, tudo com
plaquinhas realtk 8139D e os clientes sao windows Xp com plaquinhas
rtl tambem, tudo ligado num hub/switch shigling de 100Mbps.
Bom, do nada, o servidor freebsd congelava, inclusive, vc nao
conseguia logar local nele, que fica leeeeeeento demais....
Rebootava o server ou entao resetava o hub, voltava ao normal e depois
congelava.
Bem, fiz alguns teste e, depois de testar porta a porta das 18
estacoes (tirando o cabo do switch), pasmem, tinha um bendito windows
xp numa MB M810DLU que, quando eu simplesmente desplugava ela de rede,
tudo voltava ao normal, ficando dias funcionando sem problema, era soh
plugar ela, e voltava a merda....
Bem, soh pra ter certeza, instalei o freebsd numa outra particao do hd
desta mesma maquina, e no freebsd nao acontece isso. Portanto, cheguei
a conclusao que era o conjunto: XP-PRO + Realtek 8139D + MB M810DLU
que estava causando isso.

Como disse, foi uma experiencia minha....

Ahh... jah tava me eskecendo! O pior eh que eu ficava comtcpdump no
server, pra ver se era lixo que essa maquina tava jogando na rede, mas
o tcpdump nao pegava nada....

Entao, digamos, consegui me livrar do problema, mas nao consegui
chegar a "causa" exata do mesmo

Atenciosmente

Mario Augusto Mania <m3BSD>