[FUG-BR] [OT] Pfsense em CFlash

Gustavo Fukao gustavofukao em gmail.com
Domingo Agosto 20 12:11:59 BRT 2006

On 8/20/06, Antonio Torres <antonio.torres at newspace.net.br> wrote:

> Atenção para a memória do sistema.
>
> Nunca use swap na CF !!!
>
> CFs e Flashs em geral tem limite de vida útil baseado no número de
> gravações: as melhores chegam a 10 milhões, as piores não passam de 100 mil.
> (por isso é que um "pendrive" KingSton-1GB custa mais de R$400 e um
> "xingling" menos de R$150)
>
> Usando swap e pouca memória, em pouco tempo a CF simplesmente "morre".
>

> []s
>
> Antonio Torres

Reparei que mesmo mudando para no fstab para  (ro), qdo vejo a saida
do mount fica como (rw), e como vc disse Antonio isso detona o tempo
de vida da flash.

Tinha se nao me engano que o m0n0wall sobe em memoria e depois quando
houvesse algo a ser gravado mudava para (rw) e ja depois para (ro) no
caso de configuraco e outras demais so depois de chamado halt ou
reboot.

Estou tentando maximizar o tempo util, vc tem alguma sugestao ?

Obrigado