[FUG-BR] PostgreSQL e FreeBSD

Renato Frederick frederick em freebsdbrasil.com.br
Segunda Agosto 21 13:25:07 BRT 2006

On 21.08.06 12:11, "Artur F. Pimentel" <artur at unisuam.edu.br> wrote:

> Bom dia:
>
> Pessoal, sou responsável por um servidor rodando Linux com o PostgreSQL.
> Estamos tendo problemas com esse servidor,

Hehee... :-P

>e eu estou estudando a
> possibilidade de usar o FreeBSD em combinação com SGDB PostgreSQL. A razão
> principal é a fama de estabilidade que o FreeBSD tem.

Nem é fama, é realidade :-)

> Mas tenho algumas dúvidas sobre essa possibilidade. Por isso eu pergunto se
> alguém aqui já trabalhou com essa combinação. Gostaria de trocar idéias.

Sem problemas, o pgsql está disponível no ports[1] do BSD para instalação,
basta um "make install" para que ele seja instalado e configurado, sem
"./configure && make && make install", sem rpm -hiv, sem apt_get.. :P

> Outra coisa, devemos comprar uma máquina com 4 processadores, todos eles "dual
> core" e 4GB de RAM, cinco discos SCSI. O FreeBSD suporta bem essa
> arquitetura?

Sim, o bsd possui suporte estável e otimizado ao SMP desde a série 5 e é
compatível com grande maioria das controladoras SCSI [2] disponíveis no
mercado.

> Obrigado

Precisando de mais informações, você pode, além da lista consultar a página
do projeto [3] ou o site da FUG [4]

[1]
http://www.freebsd.org/cgi/cvsweb.cgi/ports/databases/postgresql73-server/
[2] http://www.freebsd.org/releases/6.1R/hardware-i386.html#DISK