[FUG-BR] Teste Performance PostgreSQL FreeBSDLinux e Windows2003Server

Nelson Pereira Júnior npereirajr em gmail.com
Quarta Agosto 23 14:28:00 BRT 2006

Pessoal,

Não foi feito tunnig, o PG foi compilado no Fedora e no FreeBSD. No Win usei
os binários. O mesmo postgresql.conf foi usado nos 3 sistemas, com um ou
dois valores diferentes, sendo que este foi configurado de forma ideal para
o hw (hardware). Foram tirados todos os serviços inúteis de todos os SOs,
deixado apenas o necessário. As instalações foram feitas com o mínimo de
opções, depois foi-se acrescentando o que se necessitava. Não tenho mais
acesso aos arquivos de confs, eles estão no cliente. O servidor já esta
rodando com FreeBSD, não posso mais tirá-lo para fazer outros testes. O
teste foi feito com muitos inserts, deletes, updates e selects, de forma até
ignorante.

Num próximo projeto penso em testar diferentes bancos (Oracle PostgreSQL
SQLServer) em diferentes SOs (Win2003 FreeBSD Linux OpenSolaris).

O teste foi feito por mim, na empresa que trabalho, junto com técnicos e
programadores. Uns acompanharam as instalações, outros as configurações,
outros o teste.

Fiz o teste para um projeto da empresa, mas achei interessante compartilhar
com a comunidade. Que alguém tire proveito. Não fiz o teste para humilhar
nenhum SO, mas para saber a ferramenta que melhor se adequa ao meu sw.
Apenas isso prova que o teste foi justo, e que não fiz nenhuma configuração
anormal para deixar algum SO para trás.

Abraços,

Nelson Pereira Júnior
Desenvolvedor Java
Graduando em Desenvolvimento Web com Software Livre