[FUG-BR] Problemas na configuração de FTP

Christopher Giese - iRapida Telecom chris em irapida.com.br
Ter Fev 14 15:49:09 BRST 2006

VAMOS LA...

se seu caso for APENAS FTP ATIVO.... libere portas 21(auth) e 20 (data)....

mas a maioria dos casos... nao eh o ADMIN DO SERVER que escolhe.... se
eh ativo ou nao (risos)... e sim o cliente

(o maldito INTERNET EXPLORER na maioria das vezes eh utilizado.... e
este usa FTP PASSIVO)

se for ftp passivo.... ai a coisa complica... pq sao portas aleatorias.....

para "resolver" isto..... fiz o seguinte....... usei o proftpd.....
mandei ele usar das portas 9500 - 9600 como portas passivas
e liberei no firewall este range (eh obvio que nao foi este range que
usei.. dei soh de exemplo aqui)

nao eh uma solucao 100%.... mas me aliviou e nao precisei abrir milhares
de portas :)

t+

Christopher Giese - SkyWarrior
bsdux em bsdux.com.br

Soares Neto Claudionor wrote:
> Boa-tarde, pessoal!
> Pesso ajuda para solucionar problema de configuração
> do Freebsd para servidor de FTP.
>
> Uso o Pure-ftp, abri acesso ao meu firewall(ipfilter)
> para permitir acesso à porta 21 ( Fiz um rdr e dei
> premissão nas rules).
> Quando tento conexão fora de minha rede (internet) ele
> solicita usuario e senha para a conexão, mas no
> procedimento de conexão é executado o comando LIST,
> quando isto acontece ele não lista o diretório
> autorizado retornando a mensagem de timeout. Iformando
> que o servidor não retornou corretamente.

> [...]

[]´s
Christopher Giese
System Network Security Administrator - iRapida Telecom
chris em irapida.com.br - +55 44 36194444

"O futuro nada mais é que sonhos, projetos, esperanças que só serão possíveis se o hoje assim decidir.
Nada mais temos neste mundo senão o exatamente agora."