[FUG-BR] Velocidade de Boot em PenDrive USB

Jean Everson Martina everson em inf.ufsc.br
Sex Fev 17 10:06:22 BRST 2006

OLa Pessoal,

	Estou fazendo um projeto no qual uso um freebsd embarcado, junto com a
minha aplicação(sistema de proteção de chaves criptográficas e
acelerador criptográfico). A placa que eu estou usando como base é uma
VIA EPIA MS. Por questoes de proteção do equipamento o mesma vai ser
resinada com malhas de sensores, etc. Para tal estou usando um sistema
em CompactFlash (facilitar a resinagem), mas o slot CF desta placa VIA é
um slot USB.
	O FreeBSD boota tranquilo, reconhece tudo e funciona de forma
excepcional com a minha aplicação. A única exceção é quanto ao boot. Pra
bootar um 5.4 ela ta levando 9 minutos (256 de RAM e proc de 800 Mhz). O
modelo de embarque que eu estou usando é o mesmo usado pelo Manuel
Kasper no m0n0wall. Um misto de sistema em MFS e e FS na compact flash.
	A placa diz que é USB 2.0 (9 minutos é demais mesmo pra USB 1.1). O
interessante é que o que fica lerdo é so a parte do bootloader, ou seja
a carga do kernel (que tem um tamanho de 2MB pra chutar alto). O MFS que
é carregado depois do boot do kernel tem 32 MB, e carrega em 3 segundos.
	Alguem sabe dizer se exste uma opção pro bootloader que agilize a carga
do kernel?

Jean