[FUG-BR] Dual boot Windosw XP + FreeBSD 6.0

Rainer Alves rainer.alves em gmail.com
Dom Jan 1 19:07:07 BRST 2006

Rodrigo Macena wrote:
> Ola pessoal, boa tarde.
> Primeiramente quero desejar a todos FELIZ ANO NOVO a todos.
> Estou entrando no mundo BSD agora, e estou tendo alguns problemas na
> instalacao do FreeBDS. Tenho um notebook Sony Vaio onde existe Win XP +
> FreeBSD 6.0 + Fedora Core 4
>
> O notebook sobe o grub do linux, e assim eu consigo enxergar todos os
> SO's, porem, quero tirar o FC4, mas qdo faco isso, o FreeBDS assume o
> MBR e a particao do Xp nao sobe. Existe alguma dica para configuracao de
> algum Boot Loader no FreBDS?

No meu notebook eu uso o GRUB (dual boot com o XP, que por sinal
raramente uso), aí vão os passos para configurá-lo no FreeBSD:

Primeiramente instale o GRUB pelo ports:

[root em bsd ~]# cd /usr/ports/sysutils/grub/
[root em bsd /usr/ports/sysutils/grub]# make install
(também é possível usar "portupgrade -N sysutils/grub", caso você já
tenha instalado o portupgrade)

[rainer em bsd ~]$ cat /boot/grub/menu.lst
default saved
timeout 15
password --md5 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
splashimage=(hd0,2,a)/boot/grub/splash/bike_gua.xpm.gz
title FreeBSD 7.0
root (hd0,2,a)
kernel /boot/loader
makeactive
savedefault
title WinXP
root (hd0,0)
makeactive
chainloader +1
savedefault

Essa é a minha configuração do GRUB... como você já tem experiência com
ele, acredito que não terá dificuldade.
Após ter criado esse arquivo de configuração, mude uma sysctl que
permitirá você escrever na MBR do HDD:
[root em bsd ~]# sysctl kern.geom.debugflags=16

E depois instale o GRUB na MBR:
[root em bsd ~]# grub-install /dev/ad0 (como no seu caso também trata-se de
um notebook, certamente terá apenas um HDD, e portanto será o primário
IDE, 'ad0').

E pra terminar, você também pode mudar o background (splash) do GRUB,
pegue as imagens nesses links:
http://ruslug.rutgers.edu/~mcgrof/grub-images/images/
http://ruslug.rutgers.edu/~mcgrof/grub-images/images/working-splashimages/

Att.,