[FUG-BR] Fatal trap 18

Rainer Alves rainer.alves em gmail.com
Seg Jan 2 13:24:19 BRST 2006

Marcelo Vilela wrote:
> Olá,
>
> Dei um portupgrade (-ROra) no meu FreeBSD 6.0-Release, quando ele reiniciou
> havia esta mensagem de erro ao carregar o kernel:
>
> Fatal trap 18: integer divide fault while in kernel mode
>
> instruction pointer                = 0x20:0xc05014a
> stack pointer                       = 0x28:0xc0c20c84
> frame pointer                       = 0x28:0xc0c20c94
> code segment                     = base 0x0, limit 0xfffff, type 0x1b
>                                          = DPL 0, pres 1, def32 1, gran 1
> processor eflags                 = interrupt enable, resume, IOPL=0
> [...]

[rainer em bsd ~]$ find /usr/local/etc/rc.d/ -perm +100
Isso mostra os scripts RC que são carregados durante o boot, tente tirar
a permissão de execução de todos, dê um boot e veja se resolve... um
port que geralmente causa esses panics é o emulators/rtc (você terá ele
instalado se usar o mplayer).

PS: Não é recomendado usar o -O no portupgrade, como o próprio 'man' diz.

--
Rainer Alves