[FUG-BR] [OT} o que anda acontecendo com o mercado de trabalho?

Seg Jan 30 22:48:20 BRST 2006

irado em hotpop.com wrote:

>bom dia, galera. O assunto é muito off-topic, mas eu fiquei REALMENTE
>curioso. Vamos lá:
>
>de uns tempos pra cá - há uns.. 10 anos? - começou um movimento forte de
>que qualquer pretendente a uma colocação tem que passar pelas penas.. err..
>mãos.. de algumas gali.. err.. meninas.. formadas em psicologia. Nada
>demais, se tivéssemos que lidara pelo menos com pessoas com a inteligência
>pouco superior à de uma ameba lesa, mas enfim, como colocou um colega, em
>outra lista:
>
>"somos obrigados a VÁRIAS VÊZES repetir tudo o que está no nosso
> [...]
[desabafo e/ou para-pensar]

talvez um psicólogo(a) ou um sociólogo(a) competente possa dar
explicações para essas situações; eu, mero bacharel em física, não posso
emitir um parecer válido, mas não posso ser impedido de observar e
comentar......

Trata-se de uma situação nova, que observo há cerca de 15 anos: as
atividades estritamente técnicas passaram a ser atividades comuns: foi o
"boom" da informática, tecnologia  e  telecomunicações.

Computadores em ambientes controlados e com ar-condicionado a 16 graus
parece filme de ficção; uma empresa com mais de 4 funcionários que não
tenha um PABX é chamada de "arapuca"; pior: uma empresa que não tenha um
endereço de e-mail ou um computador já não é considerada confiável...

Até cachorro já tem coleira com celular (talvez logo já estejam enviando
"torpedos")

Gerentes, diretores e empresários que não entendem, e não
necessariamente precisam entender, de informática e/ou telecomunicações,
acabam sendo responsáveis pela contratação de profissionais dessas áreas.

Por inocencia ou por omissão (leia-se: passar a responsabilidade para as
costas de outrem) houve um brande "boom" no mercado das "head hunters"
(antigamente chamadas de agencias de empregos).

A maioria, mesmo as internacionalmente renomadas, não estão preocupadas
com a "melhor opção" para o cliente. Estão preocupadas em obter lucro e
apresentar prolíxos relatórios para justificar os preços cobrados !!

Quase o mesmo acontece com os "departamentos de RH" das grandes
empresas: apenas querem "manter a eficiencia" (leia-se: corretamente
preenchidos todos os formulários da ISO-9000 sem nenhuma "não
conformidade").

Resultados práticos: as situações ultrajantes descritas acima.

Consequencias ?  muitas ....

- queda dos lucros das empresas:
    devido a demora para a contratação do profissional adequado

- queda dos lucros das empresas:
    devido a contratação de um profissional inadequado

- queda dos lucros das empresas:
     ter que contratar um profissional para "consertar" os problemas que
o profissional do item anterior causou

- queda dos lucros das empresas:
    devido aos custos com empresas de "seleção de pessoal"

- queda dos lucros das empresas:
    devido à falta profissionais nas atividades-meio, as atividades-fim
acabam comprometidas

- queda dos salários dos profissionais contratados:
    devido à queda dos lucros das empresas

- praticamente extintas as funções de estagiário e "treinees":
    devido à queda de lucro das empresas

- praticamente impossivel o ingresso no mercado de trabalho:
    devido aos lucros baixos, as empresa só contratam "profissionais com
experiencia"

etc., etc., etc..........

Bem, este tópico deveria perder a condição de [OT] e
ganhar uma nova: [desabafo], [crise do novo século], [anos loucos]...

[]s
Antonio Torres

P.S.
qualquer comentário, por favor em pvt; no contexto desta lista, este
assunto realmente *é* OT

[]s