[FUG-BR] [OT} o que anda acontecendo com o mercado de trabalho?

Ter Jan 31 16:32:37 BRST 2006

On 1/30/06, Antonio Torres <antonio.torres em newspace.net.br> wrote:

> [desabafo e/ou para-pensar]
>

> talvez um psicólogo(a) ou um sociólogo(a) competente possa dar
> explicações para essas situações; eu, mero bacharel em física, não posso
> emitir um parecer válido, mas não posso ser impedido de observar e
> comentar......
>
> Trata-se de uma situação nova, que observo há cerca de 15 anos: as
> atividades estritamente técnicas passaram a ser atividades comuns: foi o
> "boom" da informática, tecnologia  e  telecomunicações.

Os microcomputadores tiraram o poder de computacão dos "templos" e
o colocou nas mãos de meros mortais. Como Prometeus fez com o fogo.

> Computadores em ambientes controlados e com ar-condicionado a 16 graus
> parece filme de ficção; uma empresa com mais de 4 funcionários que não
> tenha um PABX é chamada de "arapuca"; pior: uma empresa que não tenha um
> endereço de e-mail ou um computador já não é considerada confiável...

Se não tem um site, então ela "não existe". :^)))

> Até cachorro já tem coleira com celular (talvez logo já estejam enviando
> "torpedos")

Em inglês isto pode dar um trocadilho entre enviar bytes e mordidas. :^)))

> Gerentes, diretores e empresários que não entendem, e não
> necessariamente precisam entender, de informática e/ou telecomunicações,
> acabam sendo responsáveis pela contratação de profissionais dessas áreas.

Muitas vezes não querem entender. Então mandam a responsabilidade
da contratacão para outros que não entendem.

> Por inocencia ou por omissão (leia-se: passar a responsabilidade para as
> costas de outrem) houve um brande "boom" no mercado das "head hunters"
> (antigamente chamadas de agencias de empregos).

Como falei acima.

E ainda surgiram arapucas, que cobram aos desempregados para
"procurar" emprego para eles.

> A maioria, mesmo as internacionalmente renomadas, não estão preocupadas
> com a "melhor opção" para o cliente. Estão preocupadas em obter lucro e
> apresentar prolíxos relatórios para justificar os preços cobrados !!

Ou seja, são altamente "profissionais".

> Quase o mesmo acontece com os "departamentos de RH" das grandes
> empresas: apenas querem "manter a eficiencia" (leia-se: corretamente
> preenchidos todos os formulários da ISO-9000 sem nenhuma "não
> conformidade").

O RH não sabe nada da funcão para a qual está contratando.

> Resultados práticos: as situações ultrajantes descritas acima.

No mínimo.

> Consequencias ?  muitas ....
>
> - queda dos lucros das empresas:
>     devido a demora para a contratação do profissional adequado
>
> - queda dos lucros das empresas:
>     devido a contratação de um profissional inadequado
>
> - queda dos lucros das empresas:
>      ter que contratar um profissional para "consertar" os problemas que
> o profissional do item anterior causou

E não duvivo que contratem um inadequado de novo.

> - queda dos lucros das empresas:
>     devido aos custos com empresas de "seleção de pessoal"

Pagar para alguém contratar, fazer a selecão, etc, e pior, depois descobrir
que o contratado não é adequado e ser demitido, e contratar a empresa
de novo para contratar alguém.

> - queda dos lucros das empresas:
>     devido à falta profissionais nas atividades-meio, as atividades-fim
> acabam comprometidas

No Brasil existe uma mania de só investir no que aparece, mas não
investem no que não aparece, como seguranca, infra-estrutura, que
quando não tem a devida atencão aparece, e quando não tem, não
aparece.

Mas isto não é só com pessoal. Fazem uma reforma linda no prédio
antigo, modificando a fachada, reformando o elevador, etc. Mas não
colocam o equipamento contra incêncio, e logo depois da reforma o
prédio pega fogo e tudo é destruído, como aconteceu a alguns anos
atrás em um prédio na esquina da Av. Rio Branco com a Av. Presidente
Vargas, no Centro do Rio.

> - queda dos salários dos profissionais contratados:
>     devido à queda dos lucros das empresas
>
> - praticamente extintas as funções de estagiário e "treinees":
>     devido à queda de lucro das empresas
>
> - praticamente impossivel o ingresso no mercado de trabalho:
>     devido aos lucros baixos, as empresa só contratam "profissionais com
> experiencia"

E não cultivam com os estagiários e treinees, que substituiriam com
bastante desempenho os mais qualificados quando estes saíssem, e
assim não seria necessário contratar uma empresa para contratar um
funcionário não qualificado e que desconhece como a empresa funciona
e como tudo está organizado.

> etc., etc., etc..........

etc... etc... etc...

> Bem, este tópico deveria perder a condição de [OT] e
> ganhar uma nova: [desabafo], [crise do novo século], [anos loucos]...
>

> []s
> Antonio Torres
>
> P.S.
> qualquer comentário, por favor em pvt; no contexto desta lista, este
> assunto realmente *é* OT
>
> []s

    João Rocha.

goffredo em goffredo.eti.br