[FUG-BR] Notebook Nvidia

Giancarlo Rubio giancarlo.rubio em pucpr.br
Quarta Julho 5 07:29:40 BRT 2006

Ola Dayel:

Sem ser discussao, apenas opinião ok?

Em Wed, 2006-07-05 às 10:23 -0300, Dayel Zabin escreveu:
> [...]
>     O meninão simplesmente "Congela" quando seleciono quaisquer uma das
> opções depois que dou um boot através do CD, ele nem chega ao console do
> sysinstall.
>     Infelizmente, e muito INFELIZMENTE... "Garimpando" a internet sobre o
> assunto descobri que:
>     - Isso acontece porque o FreeBSD não dá suporte à interface de vídeo
> integrada deste equipamento, à saber a ATI Radeon Xpress 200M, que modéstia
> parte é uma excelente placa de vídeo, porém utiliza o baramento IGP, onde o
> FreeBSD está com problemas em detectar este tipo de Hardware.

Freebsd baseia-se:

"FreeBSD offers advanced networking, performance, security and
compatibility features today which are still missing in other operating
systems, even some of the best commercial ones."

>     - E o que me deixou realmente frustrado: Os kernel debuggers não estão
> motivados a implementarem o suporte a essa interface no FreeBSD, uma vez que
> esta parte do código está à muito tempo no kernel e de certa forma é muito
> estável, pois, a "QUANTIDADE" de usuários que possuem este modelo de
> interface não julga necessária a implementação desta falha.

O que é mais interessante desevolver algo para muitos ou algo para
poucos?? Com certeza os responsáveis pelo kernel, querem satisfazer a
muitos.. Nunca se agrada a todos

>     Há alguns parametros que podemos alterar, como algumas environment
> variables de inicialização para que almenos no primeiro boot ele conseguisse
> carregar o sysinstall, porém ela são válidas apenas para alguns chips nVídia
> GForce.

A nvidia fornece baixo suporte a drivers tanto para linux como bsd, alem
de ser fechado o driver.

>     Bom, não sei se alguém sofre do mesmo mal, ou conseguiu resolver..., ou
> tem a solução, se ela existir... (Por favor POSTE), qualquer idéia,
> tentativa... será ótimamente vinda.
>     Até então são as únicas informações que consegui, o que posso apenas
> recomendar ou dizer a esse respeito: Estes modelos de notebook's são muito
> bons ! Sua relação Custo / Benefício ótima, porém, quis jogá-lo contra a
> parede depois que tentei instalar o FreeBSD e olhei praquele maldito
> crominho "Designed for Micro$oft Windows XP ®".

tente o netbsd, usei mais não gostei mais ele dizerm ser o o.s. mais
portável do mundo.

>     Apelemos aos Kernel Debuggers para essa modesta fatia de usuários
> poderem disfrutar do poder do Free...

Pode ser uma boa tentativa, não custa nd tentar.

Boa sorte assim mesmo

Giancarlo Rubio