[FUG-BR] Notebook Nvidia

Dayel Zabin dayelzabin em gmail.com
Quarta Julho 5 10:23:42 BRT 2006

Olá pessoal,
    Fiquei irádo quando tentei subir meu querido FreeBSD no Notebook que
comprei a pouquíssimo tempo
    O meninão simplesmente "Congela" quando seleciono quaisquer uma das
opções depois que dou um boot através do CD, ele nem chega ao console do
sysinstall.
    Infelizmente, e muito INFELIZMENTE... "Garimpando" a internet sobre o
assunto descobri que:
    - Isso acontece porque o FreeBSD não dá suporte à interface de vídeo
integrada deste equipamento, à saber a ATI Radeon Xpress 200M, que modéstia
parte é uma excelente placa de vídeo, porém utiliza o baramento IGP, onde o
FreeBSD está com problemas em detectar este tipo de Hardware.
    - E o que me deixou realmente frustrado: Os kernel debuggers não estão
motivados a implementarem o suporte a essa interface no FreeBSD, uma vez que
esta parte do código está à muito tempo no kernel e de certa forma é muito
estável, pois, a "QUANTIDADE" de usuários que possuem este modelo de
interface não julga necessária a implementação desta falha.
    Há alguns parametros que podemos alterar, como algumas environment
variables de inicialização para que almenos no primeiro boot ele conseguisse
carregar o sysinstall, porém ela são válidas apenas para alguns chips nVídia
GForce.
    Bom, não sei se alguém sofre do mesmo mal, ou conseguiu resolver..., ou
tem a solução, se ela existir... (Por favor POSTE), qualquer idéia,
tentativa... será ótimamente vinda.
    Até então são as únicas informações que consegui, o que posso apenas
recomendar ou dizer a esse respeito: Estes modelos de notebook's são muito
bons ! Sua relação Custo / Benefício ótima, porém, quis jogá-lo contra a
parede depois que tentei instalar o FreeBSD e olhei praquele maldito
crominho "Designed for Micro$oft Windows XP ®".
    Apelemos aos Kernel Debuggers para essa modesta fatia de usuários
poderem disfrutar do poder do Free...
    Abraços,
    Dayel...