[FUG-BR] Equivalente do exchange da MS

Renato Frederick frederick em freebsdbrasil.com.br
Quinta Julho 6 08:55:57 BRT 2006

Vamos por partes :)

---------
Renato Frederick
FreeBSD Brasil LTDA.
Fone: (31) 3281-9633
http://www.freebsdbrasil.com.br

Não atendeu no ponto de integração total com o Microsoft Outlook 2000/2003.
Para que este utilize o "calendário" do Microsoft Outlook, é necessário um
conector.

Ou seja, o usuário se loga no samba (ou no AD 2000/2003) mas ele recebe o
email via pop/imap do openxchange e os recursos de colaboração são possíveis
via este plugin/conector.
Este conector precisa de passar login e senha também, ele não pega
informação de login do usuário que está no Windows.

Então, veja meu caso:

Eu tinha no exchange um grupo "técnicos", um grupo "gerente" e um grupo
"diretoria".

Eu não podia, no openexchange falra que a diretoria tem acesso de publicação
no grupo gerente e tecnico, o gerente acesso de leitura na diretoria e
publicação no técnico e o técnico leitura nos outros.

Isso, no exchange é totalmente integrado ao AD, basta um "botao direito" no
calendário do grupo.

Imagine isso com uma organização de 50, 100 usuários.

Outra coisa, o microsoft outlook com o echange, basta setar uma policy de
forma que ao abrí-lo pela 1a vez, já pega o login do usuário e, por default,
já se conecta ao servidor exchange configurado na policy.

Não sei sua necessidade, mas se você utiliza intensivamente recursos
"medios" do exchange e outlook, vai sentir alguma falta :)

> Estou justamente querendo achar um equivalente pra freebsd, para nao
> ter que instalar um windows com xchange estao entendendo ? ehehe

Claro, muita gente quer fazer isso :-)

> Entao, esse openexchange supre tudo que tem o exchange e roda no
> freebsd ?

Bem, ele atende "quase tudo", conforme falei.

No freebsd há alguns tutoriais para instalá-lo manualmente. Ele tem muitas
dependências.

> ou somente no linux ?

Acho que no linux, dependendo da distribuição já há até um RPM pronto. A
suse fez uma versão paga do suse linux que já vem com o samba autenticando
em ldap, openxchange, administraçao via web e file server.