[FUG-BR] ISC-DHCP3 sobre FreeBSD Jails

Marcos Fco. A. Silva - LinuxTEC marcos em linuxtec.com.br
Sexta Julho 7 10:41:32 BRT 2006

Bom dia a todos,

    Tenho um servidor rodando FreeBSD 6.1 STABLE, uso este como
servidor de arquivos Samba e DNS interno.
    Recentemente criei um ambiente em Jail para instalar o ISC-DHCP3,
instalei ele pelos ports.

*/# make config/*
   * Ativei a opção DHCP_SOCKETS/*

# make extract*/
    Alterei um arquivo chamado site.h que esta localizado no diretório
"work/dhcp-3.0.4/includes" e descomentei por volta da linha 138 a
a seguinte include "/* #define USE_SOCKETS */"
    Segundo as pesquisas que eu fiz, essa linha serve para ativar o
uso de Unix Sockets, pois o isc-dhcp usa o device bpfs e dentro de
uma jail o bpfs não funciona.

/*# make install clean*/
    Instalou certinho.

    Configurei o dhcp, o serviço subiu, rodei o nmap para conferir se a
porta estava escutando.

/*# nmap -sU <IP_da_Jail>
    */A porta estava em listen, mas o dhcp simplesmente não entrega os IPs.

    Alguém da lista tem alguma dica para me ajudar.
    Atualmente, estou rodando o isc-dhcpd no sistema anfitrião em chroot,
mas gostaria de roda-lo na jail.

Atenciosamente,

Marcos Francisco Alcântara