[FUG-BR] Internet por hora

Segunda Julho 10 18:20:16 BRT 2006

Ronan Lucio wrote:
> Pessoal,
>
> Preciso instalar um servidor em um hotel que deseja
> cobrar o uso da Internet por hora.
>
> A idéia é que o hóspede conecte o notebook na rede
> e saia navegando.
>
> Bem, estive pensando nas alternativas de implementar
> essa funcionalidade, e quanto mais prático, melhor.
>
> O ideal é que não precisasse configurar nada no computador
> do hóspede, que discartaria soluções do tipo autenticação PPPoE.
>
> Um alternativa que pensei foi criar uma interface web onde o
> recepcionista informasse o MAC Address do notebook
> [...]

Ronan, "por hora" nao parece interessante nem pro cliente do hotel, nem
pro proprio hotel. Alguns clientes podem pagar X por hora pra enviar um
email enquanto outros pagam o mesmo X e acabam com a banda, digamos, pra
mandar um email tambem hehe, mas de anexos grandes...

Minha sugestao eh o IPA:

http://www.free.bsd.com.br/noticia.php3?CAD=1&NOT=145

Esse artigo fala de PPPoE e IPA, mas considere so a parte do IPA. Acho
que vai atender, mas com limite imposto por trafego, e nao por tempo.
Digamos, o cliente compra 10MB. Pode deixar essa quota de trafego valida
por todo o tempo que ele ficar hospedado, ou, se acabar os 10MB logo,
compra mais.

Ai seria legal uma interface Web ao estilo de Captive Portal. O hospede
poe a maquina na rede e pega a configuracao via DHCP, ai ao tentar
navegar ele cai na pagina de *compra* de dados, bole uma forma de
autenticar o individuo de acordo com alguma informacao de seu cadastro
no hotel, e associe os bytes comprados a conta do individuo, ele so paga
ao sair do hotel (no checkout ele descobre a bomba ehuauhahu). Logico
que fazer essa integracao de um portal com o banco do hotel pode ser
trabalhoso. Se bobear o cara compra por telefone, junto a recepcionista
mesmo hehehe...

Mas pense nisso, me parece mais interessante vender bytes do que vender
tempo.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.