[FUG-BR] Roteador usando FreeBSD

Ronan Lucio ronanl em videosoft.com.br
Terça Julho 11 17:02:36 BRT 2006

Gleison,

Essa parte é bem parecida como o Linux.

Se você configurar as duas interfaces de rede esse
roteamento é feito automaticamente.

Agora, caso você quiser direcionar uma subrede diferente
da configurada na interface interna, use o comando "route".

A sintaxe é diferente do Linux, porém bem parecida.

Caso você continue com dúvidas, favor mandar mais detalhes.

[]s
Ronan

----- Original Message -----
From: "Gleison Oliveira da Silva" <oliveira.gleison at gmail.com>
To: <freebsd at fug.com.br>
Sent: Tuesday, July 11, 2006 4:44 PM
Subject: [FUG-BR] Roteador usando FreeBSD

Ola para todos,

Sou novato no mundo FreeBSD, ja usei muito Linux! mas a pouco tempo
venho trabalhando com o FreeBSD, e acho q estou um pouco confuso!

Tenho q implementar aqui um firewall/router, mas nao estou conseguindo
faze-lo funcionar. ( pelo menos nao do jeito q eu quero! ). Encontrei
bastante documentacao - inclusive aqui na lista. Sobre o funcionamento
de um firewall, regras, etc. Mas o problema e o seguinte todos fazem
uso de NAT para rotear os pacotes e eu nao posso usar isto, pois
preciso implementar realmente algo como um roteador! pois as duas
redes sao validas - a rede que seria a intranet e na verdade uma
subnet e eu queria que os pacotes destinados a esta subnet fossem
redirecionados para la e vice versa.

Eu compilei o kernel com alguns parametros que eu vi:
  options IPDIVERT
  options IPFIREWALL
  options IPFIREWALL_VERBOSE
  options IPFIREWALL_FORWARD
  options DUMMYNET
  options HZ=1000

Habilitei no rc.conf
   gateway_enable="YES"
   firewall_enable="YES"
   firewall_type="OPEN"

Duvidas:
1) E possivel fazer isto com o FreeBSD ? Algo tipo como pequeno roteador.
2) Se for possivel. O que preciso fazer para redirecionar os pacotes
entre as interfaces?

Grato pela ajuda,

--
Gleison