[FUG-BR] RES: por que (ainda) sendmail?

Vitor Carvalho listas em softinfo.com.br
Quarta Julho 12 21:55:29 BRT 2006

Pessoal só dando meu palpite, por padrão a instalação do FreeBSD usa o
sendmail, só que só verificar o servidor de email, MX, do domínio
freebsd.org roda Postfix.

Por padrão de instalação instala o Sendmail, só que ele não é utilizado,
utiliza-se o Postifx. Teria alguma explicação???

Atenciosamente,
--
Vitor Carvalho

-----Mensagem original-----
De: freebsd-bounces at fug.com.br [mailto:freebsd-bounces at fug.com.br] Em nome
de Renato Botelho
Enviada em: quarta-feira, 12 de julho de 2006 19:07
Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
Assunto: Re: [FUG-BR] por que (ainda) sendmail?

irado furioso com tudo wrote:
> já cansei de ver 'security adv' a propósito do sendmail (o último:
> http://security.freebsd.org/advisories/FreeBSD-SA-06:17.sendmail.asc),
> recentemente o NetBSD removeu-o. É esquisito de configurar, um código
> obscuro, uma pré-compilação que torna-o ainda mais obscuro..
>
> Então, a pergunta que não quer calar: por quê ainda o FreeBSD mantém o
> sendmail como o MTA oficial?

Então, essa mesma questão rolou poucos dias atrás na lista de developers
do Free.

O que foi comentado lá, é que no NetBSD colocou o postfix no base system
 anos antes de remover o sendmail, então a coisa foi bem testada. Não é
um processo tão simples colocar um aplicativo no base system, e, pelo
que noto, o postfix sempre tem atualizações, o que torna a coisa mais
complicada ainda.

Outra coisa que foi comentada nessa thread, que não está disponível por
ser uma lista fechada, várias pessoas pensam, inclusive eu, que
deveríamos ter no base system, um "mini-mta", apenas pra mandar os
emails necessários do sistema, quem for montar um servidor de emails
realmente, que escolha o seu mta preferido e instale.

Enfim, depois de tudo o que foi falado, nada foi decidido, o que
precisamos é de alguém disposto a fazer a mudança no src, qualquer um
pode fazer isso e mandar um PR, se a proposta for boa e o trabalho bem
feito, com certeza será committado.

[]s