[FUG-BR] [Off Topic] Bind e backup service

Luiz Souza luiz em visualconnect.com.br
Quarta Julho 26 14:19:11 BRT 2006

Alexandre Bunn wrote:
> Entao no meu caso ter 2 placas conectadas a faixas/operadoras diferentes
> eu só poderia tirar vantagem usando 2 MX para cada dominio e usar Round
> Robin para balancear o tráfego?
>
> Tem alguma outra solução pois minha idéia seria que pessoas fora da rede
> pudesse continuar enviando e-mails sem mudar endereços de pop e smtp
> independente de um dos links estar fora ou não....
>
> Att,
>
> Alexandre Bunn

Sem um AS (autonomous system) e BGP o maximo que você pode fazer é
manter 3 configuracões de DNS, uma com os dois ips, uma só com o ip da
operadora A e outra só com o ip da operadora B.

Você faz um script (ou qquer outra coisa) para monitorar os links da
operadora A e B e em caso de falha atualiza os arquivos de DNS para
fornecer apenas as informacões corretas (os ips das operadoras que estão
funcionando).

Você só precisa usar um TTL pequeno, para que suas atualizacões
(mudancas de ip) se propaguem rapidamente.

Para os usuários é transparente, mas concordo que é uma solucão tosca,
enfim é a unica solucão que veio a cabeca.

Luiz