[FUG-BR] FreeBSD 6.1 Travando Micro

Gonçalo Ereno goncalo.info em funbbe.br
Quarta Junho 7 09:45:55 BRT 2006

Bom dia!

Estou tentando instalar o FreeBSD em um micro novo.

Ele tem uma Placa Mãe Asus P5RD1-VM, cujo chipset de vídeo é ATI Express 200, e o Hd é Serial Ata cujo drive é ULi, até tenho esses drivers para o Linux no CD da placa mãe, mas qo que acontece é assim:

Quando dou o boot pelo cd de instalação ele começa a aparecer a mensagem [GIANT-LOCKED] na frente de alguns dispositivos e derrepente trava tudo, não consigo nem ligar ou desligar o num lock do teclado.

Notei que se eu der reset, ele até consegue bootar e entrar no sysinstall, mas quando vou em Configure/Fdisk ele não consegue ler o tamanho exato do meu disco que é de 80 Giga e nem ao menos consegue ler a partição que está disponível para instalação do Free.

Quando entro no Fdisk ele aparece essa mensagem: A geometry of 155061/16/63 for ad4 is incorrect..........

Detalhe, já tentei entrar no SafetMode e mesmo assim apresenta os mesmos problemas.

Fiz um teste com a versão 5.4, mas parece que ela não tem suporte a HDs Serial ATA

Também tentei bootar com o CD do Slackware 10.2, mas ele também não reconheceu meu HD.

Detalhe, não consigo nem ver log, afinal ele trava tudo não consigo nem alternar de Ttys.

Alguém tem alguma luz?

Gonçalo Ereno
Funbbe - Departamento de Informática
+ 55 (14) 3642-1300