[FUG-BR] FreeBSD e nat

Celso Viana celso.vianna em gmail.com
Terça Junho 13 17:12:54 BRT 2006

Em 13/06/06, free.bsd<free.bsd at terra.com.br> escreveu:
> Pessoal,
>
> Estou precisando de ajuda no seguinte problema.
>
> Tenho uma maquina que somente o IP dela acessa a internet, gostaria de fazer o seguinte que outras maquinas
> usase ela como default gateway para acessar a internet.
>
> Tenho hoje um outra maquina rodando linux que  esta funcionando da forma que eu quero. Todas as maquinas usa
> ela como default gateway, quando pacote chega no iptables existe uma regra que mascara o ip e sai para internet
> com o endereço da maquina (DG). Como posso fazer isso no freebsd?
>
> Regras no linux(iptables) IP DG: 172.16.0.1

> [...]

Voce ja recompilou seu kernel pra adicionar suporte ao firewall?

options         IPFIREWALL                      #firewall
options         IPFIREWALL_VERBOSE              #enable logging to syslogd(8)
options         IPFIREWALL_VERBOSE_LIMIT=100    #limit verbosity
options         IPFIREWALL_DEFAULT_TO_ACCEPT    #allow everything by default
options         IPFIREWALL_FORWARD              #packet destination changes
options         IPFIREWALL_FORWARD_EXTENDED     #all packet dest changes
options         DUMMYNET  #Traffic Shapper
options         IPDIVERT      #NAT

depois vc executa na linha de comando...

natd -n xl0 -s -m

...e depois adiciona a regra de firewall para fazer o NAT

ipfw add divert natd all from any to any via xl0

Isso eh o basico; depois voce pode criar seu script de firewall e NAT
e executa-los no /etc/rc.conf

qquer coisa posta aih

--
Celso Vianna