[FUG-BR] IPv6 - Você deixará de usar NAT?!

Bilouro bilourofug em gmail.com
Quarta Junho 21 08:52:01 BRT 2006

> - voce realmente entende "como funciona" o IPV4 ??
> - voce realmente entende o que é IPV6 ??
>
> se voce responder não a qualquer das perguntas anteriores, vai ser muito
> difícil responder adequadamente às suas perguntas......

???

> Problemas surgirão:
>
> - Como "convencer" uma máquina Ruindows a *só* usar IPV6 ?
> - Como configurar uma multifuncional Xerox ou HP em um endereço IPV6 ?
> - Como configurar um wireless Linksys ou D-Link para usar IPV6 ?

A questão é NAT com IPv6 e roteamento da rede, e, não "ainda" os
possíveis problemas  com periféricos que teremos quando começarmos a
usar IPv6 na nossa rede...
Tenha calma, não estou pensando em converter minha rede para ipv6...

> Resumindo: como voce gerenciará uma rede IPV6 em "um mundo" IPV4 ??
>
> - O que será necessário para uma estação com endereço IPV6 "puro"
> acessar a página do BRADESCO ou do Banco do Brasil ???

A questão é NAT com IPv6 e roteamento da rede, e, não "ainda" os
possíveis problemas com sites sem IPv6.
Tenha calma, não estou pensando em converter minha rede para ipv6...

> Será necessário algum "tunelamento" ?? não seria isso o equivalente a um
> NAT ??
faith IPv6-to-IPv4? Sim!

Desculpe amigo, mas, acho que não me expliquei bem no meu
questionamento inicial...

A questão é que os autores dos artigos falando sobre ipv6 colocam de
"uma maneira" que:
"com ipv6 você não vai precisar mais do "NAT"
... E o meu questionamento é: (queria promover um debate)
Só porque teremos fartura de ips, significa que colocarei um IP real
para cada desktop da minha rede?

Isso não pode ser de certo ponto inseguro ou desnecessário para uma
empresa que usa um web-proxy-cache? (quantas outras coisas importantes
temos para o usuário além de http? principalmente em empresas com
politicas fechadas?)

Os fabricantes estão caminhando... veja alguns exemplos:

> - Como "convencer" uma máquina Ruindows a *só* usar IPV6 ?
segundo a Microsoft o Windows xp sp2 e Windows 2003 tem suporte, inclusive iis.

> - Como configurar uma multifuncional Xerox ou HP em um endereço IPV6 ?
> - Como configurar um wireless Linksys ou D-Link para usar IPV6 ?
http://www.ipv6ready.org/logo_db/logo_search2.php?logoid_number=01-000322&btm=Search
http://hardware.slashdot.org/article.pl?sid=05/05/26/2152227

[]´s!
Bilouro

Em 20/06/06, Antonio Torres<antonio.torres at newspace.net.br> escreveu:

> [...]
> rede IPV6 "pura" quando a maioria dos "acessórios" (impressoras,
> switchsL2, etc, etc, ) nem sabem o que é isso... :(

[]´s!
Bilouro