[FUG-BR] Cryptographic Filesystem !

Rainer Alves rainer.alves em gmail.com
Sexta Junho 30 10:54:10 BRT 2006

Éderson Chimbida wrote:
> Nao ultilizo discos IDE e sim um Compact Flash adaptado numa IDE ou
> SATA ou um pendrive, aqueles chaveiros usb !
>
> O GBDE já ultilizei, mas sempre em discos SCSI e nunca tive
> problemas,no 4.x sempre usava o CFS. Com a 6.x surgiu esse GELI, e
> consegui montar 2 partições criptografadas no CF, mas queria tudo. No
> mam do geli diz assim:
>
> "Allows to encrypt the root partition - the user will be asked for the
> passphrase before the root file system is mounted."
>
> Será que entendi errado ?

Aqui eu uso o GELI para encriptar todas partições com exceção do / e
/usr (é um notebook), e ele pede o 'passphrase' durante o boot.
Se você quiser encriptar o raiz também, vai ter que colocar todo o
conteúdo do /boot (incluido kernel e todos os módulos) em um USB-Drive
ou CD, e dar um boot por esse dispositivo. Provavelmente você vai achar
algum howto/passo a passo na net.

- Rainer