[FUG-BR] IPFW count

Renato Frederick frederick em freebsdbrasil.com.br
Sexta Junho 30 14:53:23 BRT 2006

> Quando dou um “ipfw show |grep count” mostra como abaixo
>
> 00040    77357   12641228 count tcp from any to any dst-port 25
> 00041   343012   53817262 count tcp from any to any dst-port 80
> 00042     1755      80440 count tcp from any to any dst-port 110
>
> A minha duvida é a primeira coluna é o numero da regra, a segunda é
> quantas vezes o pacote passou pela regra a terceira a quantidades de
> pacotes que passou pela regra, correto???

A 1a é o número da regra
A 2a são quantos pacotes passaram
A 3a quantos bits passaram.

Para usar isso em formado de Kbits/s, você pode utilizar o MRTG + scripts
que pegariam o resultado do count e transformam em ggráficos ou o mrtg com
SNMP + IPFW2 patch.

Um calculo **Muito simples** seria pegar o numero de bits em um intervalo, o
numero de bits em outro intervalo, fazer a diferença e partir do tempo,
dividir e transformarm em Bytes, dando um valor **não preciso** do tráfego
naquele momento :P

Claro que é isso que o MRTG faz por você, de forma eficiente e confiável.