[FUG-BR] especula??es s?bre o TinyBSD

Jean Milanez Melo jmelo em freebsdbrasil.com.br
Sex Mar 3 10:10:08 BRT 2006

irado em hotpop.com wrote:

Ola Irado,

> sempre um prazer falar com vc, mesmo que "falando" por e-mail.

Faco das suas palavras as minhas :)

> Bem, eu continuei pesquisando o assunto (não especificamente do TinyBSD,
> mas do LiveCD) e adivinhe? Encontrei um artigo do Pablo Santiago Sanchez em
> um site que, seguramente vc não conhece <BG>:
>
> http://www.free.bsd.com.br/noticia.php3?CAD=1&NOT=178&PARA=topo

Opa... acho que me esqueci desse artigo realmente é uma boa referencia.
Olhando ele voce teria que fazer somente as seguintes modificacoes no
tinybsd para que funcione:

1- Colocar no kernel:
	options	CD9660
	options	ROOTDEVNAME=\"cd9660:acd0\"

2- Coloque no seu tinybsd.basefiles o seguinte binario:
	/boot/cdboot

3- Crie sua imagem do tinybsd normalmente.

4- Monte a imagem .bin gerado com md:

	# mdconfig -a -t vnode -f /usr/local/share/tinybsd/tinybsd.bin -u 0
	# mount /dev/md0s1a /mnt

5- Gere o ISO:

# mkisofs -b /boot/cdboot -no-emul-boot -c /boot/boot.catalog -r -J -V
"TinyBSDLive" -o tinylive.iso /mnt

6- Grave o iso gerado no CD.

7- Teste :)

Isso foi o que eu olhei por alto que seria necessario pra funcionar,
como voce pode notar nao sao muitas coisas, talvez precisara de um
ajuste ou outro, mas ja eh um bom comeco. Depois nos informe o resultado.

> Claro que quando eu conseguir farei a necessária divulgação. O único
> problema é que últimamente ando meio err.. "derrubado" e, mais
> recentemente, arrumando encrenca com a Secretaria da Receita Federal -
> coisa pouca, apenas alguma sonegação aqui e ali :( mas parece que êles não
> gostaram de alguma coisa. Talvez pq o montante sequer se aproxima daquêles
> mencionados no "valérioduto". Mas isso é MUITO [OT] pra esta prosa.

Ah isso é normal, com certeza voce sai dessa, torcemos para que dee tudo
certo, afinal nao podemos ficar sem o nosso grande Irado aqui, seria uma
perda e tanto ;)

> Bem, assim que eu conseguir manter um link com a internet vou sim, fazer os
> experimentos. Quanto aos elogios.. bem, são parcos em relação ao potencial
> do excelente trabalho de vcs. Parabéns.

Obrigado, nao esquema de nos dar um retorno com esses passos que te passei.

Abracos

--
Atenciosamente
Jean Milanez Melo