[FUG-BR] Interface GUI em web pro pf

Tiago Cruz tiagocruz em forumgdh.net
Sex Mar 3 11:34:47 BRT 2006

On Fri, 2006-03-03 at 08:19 -0300, Renato Botelho wrote:

> O assunto já tá meio que encerrado, mas, aproveitando a thread... :-)

Encerrado nada, isso está pendente na minha lista de pendecas para
resolver :-p

> Bom, a versão 0.6.x do pfw não é lá essas coisas, a mais recente,
> 0.7.1 é bem melhor, porém, tinha alguns problemas pra rodar no Free.

Realmente, foi um tanto chato faze-la funcionar, e "do nada" ele parou
de funcionar no meu Firewall CARP backup :-/

> Consegui resolver agora e já preparei a atualização do port, só não
> vou fazer o commit agora pois estamos no meio do Ports Freeze.
>
> Se você quiser testar o 0.7.1, o ports está disponível em:
>
> http://people.freebsd.org/~garga/pfw-0.7.1_Port.tar.gz
>
> Basta instalá-lo e seguir as instruções que são impressas durante a instalação.

Obrigado! Estou instalando em meu Firewall CARP master para ajudar com
os testes...

> Algumas Observações:
>
> - Como essa versão utiliza sqlite para guardar as confs, e o PHP 4 não
> tem suporte pra sqlite, ele irá funcionar apenas com PHP 5

Legal, tem até um aviso sobre isso se você tentar instalar com o PHP 4!

> - Utilize o sqlite 2.x e não o 3.x. Ainda existem alguns problemas com
> essa versão, e o Autor já disse que vai resolver.

Infelismente o sqlite não foi instalado junto com as outras
dependências, eu acho que você esqueceu mesmo :-)

> Se você decidir testar, por favor, me mande um email dizendo se
> funcionou e se encontrou algum tipo de problema.

Depois de instalado o sqlite eu consegui fazer o primeiro passo :)
sqlite /usr/local/www/pfw/conf/config.db < /usr/local/share/pfw/sqlite.sql

Bom... eu tive que comentar a linha do php4 para o apache subir, mas
creio que isso não tenha muito a ver com a história (usei o pkg_delete
para remover o php4*)

#LoadModule php4_module libexec/apache2/libphp4.so

Legal, acho que você alterou os caminhos também, né? Se não me engano no
"oficial" os caminhos para colocar no sudo e etc estavam "incorretos"

Bom... precisei colocar o IP da minha rede interna no arquivo do apache
para conseguir acessar...

Mas funcionou sim, obrigado!

Só que parece que o PF do FreeBSD 6.0 tem uns logs incompatíveis com o
PF do 5.4, certo? Então ele não faz os cuts da vida corretamente, por
exemplo: