[FUG-BR] Servidor c/replicação

Marcelo Soares da Costa unixmafia em yahoo.com.br
Sex Mar 24 18:34:40 BRT 2006

Em Sex, 2006-03-24 às 18:03 -0300, Eder escreveu:
> Este tipo de comentário como o abaixo,
>
> "Afffff
> o que o mysql faz com a lingua de fora
> o PostgreSQL faz com a mao nas costas ;)"
>
> não agrega em nada, somos na minha opinião profissionais
> e devemos ser respeitados por isso.
>
> Vamos discutir o problema de forma técnica e respeitando
> as opiniões de cada um, não porque em nossa consepção
> um BD é melhor que outro, expressa seu argumentos tecnicamente
> não porque você acha que é melhor.

Concordo com vc , nossa area é muito volátil , o melhor hoje pode não
ser o melhor amanhã , cada um tem e usa seu critério , o que acho
bobeira e discutir se isso é melhor que isso ou aquilo qdo na maior
partes das vezes existem particularidades que o fazem tomar uma direção
e algumas vezes é indiferente voce usa aquilo que te deixa mais
confortavel, todos tem seus prós e contras, o que é errado é virar
religião, sem falar que em se tratando de banco de dados as vezes vi
gente falando que um banco era enorme e pesado e no meu conceito era um
banco médio mas que tinha um performace pobre simplemente porque tinha
uma estrutura pouco adequado a performace.

Apenas pra citar algo que aconteceu foi que eu demostrei que usar
tabelas simples e "colocar" a responsabilidade na aplicação era mais
eficiente que "mandar" o banco de dados fazer , nesse caso especifico
foi apenas umas 100 vezes mais rapido usando a aplicação , claro que nem
sempre isso é uma verdade mas era uma situação.

A questão em relação a banco de dados se voce tem um banco digamos que
com algumas dezenas de milhares , uns 50 mil registros , vc nem vai
notar a diferença , pode usar quase qq coisa , uns mil registro até em
txt com cgi é rápido, agora se vc precisa usar alguma coisa como
procedure ou trigers bom fazer uns testes , e não se esqueça de ver se a
aplicação resolve isso com mais eficiencia , enfim discussão saudavel é
ótima , religião é bom pra rodar a sacolinha.

tem um velho ditado do tempo da informatica a pedra lascada que diz:

Existem no minimo 3 maneiras diferentes de se fazer a mesma coisa.

hoje talvez até mais de 3 , mas alem de rodar com eficiencia , tem que
se pensar em manutenção , hardware disponivel, etc ...

[]'s

Marcello Costa
BSD System Engineer
unixmafia at yahoo dot com dot br