[FUG-BR] acesso ao hardware (via gcc) - complementando

irado em hotpop.com irado em hotpop.com
Seg Mar 27 11:49:00 BRT 2006

bem, complementando:

muitos séculos atrás eu cometi um pequeno programa em turbo-c o qual,
acessando o hardware (floppy) diretamente, fazia uma ´leitura´ das trilhas
0 a 79, trilha a trilha. Bem, não havia leitura alguma, apenas o
deslocamento da cabeça por essas trilhas, sendo que o diskette era o
conhecido(?) dispositivo para limpeza de cabeças. Com isso, eu evitava
ficar digitando insaciávelmente ´dir´ (era dos, não esqueçam) além de
evitar o desgaste apenas da trilha 0 do diskette de limpeza.

A idéia agora é (re)fazer o programa para funcionar em FreeBSD, mas eu
precisaria saber os int(errupts) correspondentes. Com certeza deve haver um
´#include.h´ pra isso e, possívelmente, não seja visível no fonte do
kernel. Mas - seguramente - vou olhar o fonte sim, mas só no fim de semana.

Ah, em asm eu creio que é imraticável, pra mim pelo menos, que já nem vejo
isso desde.. hmmm.. ´79/80..

se alguém tiver alguma idéia de onde procurar, a semântica empregada
(pragma, inline, int-xx, etc), já ajudará bastante :)

obrigado.