[FUG-BR] acesso ao hardware (via gcc) - complementando

Seg Mar 27 11:59:20 BRT 2006

irado em hotpop.com wrote:
> bem, complementando:
>
> muitos séculos atrás eu cometi um pequeno programa em turbo-c o qual,
> acessando o hardware (floppy) diretamente, fazia uma ´leitura´ das trilhas
> 0 a 79, trilha a trilha. Bem, não havia leitura alguma, apenas o
> deslocamento da cabeça por essas trilhas, sendo que o diskette era o
> conhecido(?) dispositivo para limpeza de cabeças. Com isso, eu evitava
> ficar digitando insaciávelmente ´dir´ (era dos, não esqueçam) além de
> evitar o desgaste apenas da trilha 0 do diskette de limpeza.

no FreeBSD 6 (cvsup < 1 semana), de uma olhada em

/usr/src/lib/libdisk/test01.c

é um "programinha" com diversos acessos diretos a trilhas e setores de fd.

Não sei se é o que voce precisa, mas pode ser um excelente ponto de partida.

[]s

Antonio Torres