[FUG-BR] curiosidade sobre o comando rm

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Sex Mar 31 20:54:07 BRT 2006

Marcelo Soares da Costa wrote:
> Eu estive procurando referencias sobre o comando rm , quero tirar uma
> duvida que acho que é uma lenda que ouvi a algum tempo atras, pois estou
> fazendo um trabalho e não quero falar besteira
>
> minha duvida é tirando as ferramentas de recuperação de disco com o
> coronel existe alguma forma de recuperar um arquivo removido com rm ,
> pelo que eu sei não tem.

    Existe, mas é muito complicado e tem poucas chances de sucesso.  Melhor
considerar que não tem, e usar e abusar do sistema de lixeira do seu ambiente
preferido.

> é verdade que no caso do ufs2 quando voce dá um rm voce sobrescreve 128
> vezes para garantir que o danado nem sonhe e ser "recuperado", acho
> duvidosa essa afirmação , mas já ouvi isso por ai

    Onde voce ouviu isso?  Claro que não se faz assim.  Se não um rm seria 128
vezes mais lento que a criação do mesmo arquivo, e qualquer teste rápido mostra
que isso não acontece...

    Pode ser que voce tenha ouvido falar sobre sistemas seguros, que
opcionalmente poderiam ser configurados para isso, mas nunca num default.  E
mesmo que haja reescrita, 128 vezes é demais.  Umas 10 já bastam...   ;-)