[FUG-BR] Velocidade do HD

Nilson Debatin nilson em forge.com.br
Quarta Novembro 1 10:13:48 BRST 2006

Em Qua, 2006-11-01 às 07:44 -0300, Bruno Henrique de Oliveira escreveu:
> Bom dia lista,
>
> Tenho um HD SATA 2, queria fazer um teste no FreeBSD para saber se realmente o
> sistema está tratando meu disco como SATA 2. Nas informações do comando "dmesg"
> aparece que meu HD e um ATA 150 é isso mesmo ? qual aplicativo poderia testar
> essa velocidade ou fazer uma leitura mais detalhada do meu hardware ?
>
> Queria saber também se no FreeBSD tem algo parecido com o "hdparm" do Linux,
> Debian.

Seu HD pode ser SATA2, mas sua controladora é?
E tem mais, um benchmark não vai te dizer quase nada sobre seu HD
por que a estupenda velocidade dita dos SATAs (1,5Gb/s ou 3Gb/s) é
a velocidade do protocolo de comunicação e não a velocidade que seu
hardware comporta, que em geral é a **MESMA** velocidade de um hd
IDE comum, visto que as fabricantes de HD's apenas trocam a placa
lógica do HD IDE por uma placa SATA.
São poucos os casos de HD's SATA realmente rápidos como o Western
Digital Raptor X.

[]s
Nilson