[FUG-BR] Velocidade do HD

Bruno Henrique de Oliveira bruno em eacsoftware.com.br
Quarta Novembro 1 10:43:27 BRST 2006

> Citando Nilson Debatin <nilson em forge.com.br>:
>
> Seu HD pode ser SATA2, mas sua controladora é?
> E tem mais, um benchmark não vai te dizer quase nada sobre seu HD
> por que a estupenda velocidade dita dos SATAs (1,5Gb/s ou 3Gb/s) é
> a velocidade do protocolo de comunicação e não a velocidade que seu
> hardware comporta, que em geral é a **MESMA** velocidade de um hd
> IDE comum, visto que as fabricantes de HD's apenas trocam a placa
> lógica do HD IDE por uma placa SATA.
> São poucos os casos de HD's SATA realmente rápidos como o Western
> Digital Raptor X.

> [...]

Nilson,

Pelo manual a minha placa mãe suporta SATA2.

Pelo que entendi você está me falando que um HD SATA2 Samsung não vai adiantar
nada, apesar de meu hardware falar que tem suporte para SATA2 o sistema continua
com a velocidade real de discos IDE. É isso mesmo ?

--
[]s,
Bruno Oliveira