[FUG-BR] Velocidade do HD

Nilson Debatin nilson em forge.com.br
Quarta Novembro 1 11:21:19 BRST 2006

Em Qua, 2006-11-01 às 10:04 -0300, Alex Moura escreveu:
> Uma vez foi comentado que para se obter um desempenho superior dos
> SATA era necessário que tanto a controladora quanto o(s) disco(s)
> suportassem NCQ[1], preferencialmente NCQ3.
> Como ainda não lidei com SATA, então não pude confirmar esta afirmação.
>
> [1] http://en.wikipedia.org/wiki/Native_command_queueing

É isso mesmo Alex, o NCQ é ao meu ver o único recurso dos SATA que
tem ganho real em cima dos ATA, visto que o NCQ é um velho conhecido
nosso no mundo SCSI, o Tagged Queueing, que nada mais é do que um
ordenador de comandos de gravação/leitura. Aliado a um buffer grande
(tá facil encontrar SATA com 16MB de buffer) o NCQ ordena as gravações
e leituras de acordo com a proximidade do cabeçote a area do disco
onde se encontra a informação. Nunca cheguei a fazer benchmark de NCQ,
mas em Tagged Queueing nos SCSI a diferença é grande foi bem sensível
em um servidor de proxy web.

[]s
Nilson