[FUG-BR] Velocidade do HD

Alex Moura alexsm em gmail.com
Quarta Novembro 1 11:04:06 BRST 2006

On 11/1/06, Nilson Debatin <nilson em forge.com.br> wrote:

> É isso mesmo, o protocolo SATA2 é melhor e queira ou não os HDs (mesmo
> a tecnologia ATA) continua evoluindo, então você pode esperar um ganho
> básico de performance, eu diria de cerca de 10% no geral.

Uma vez foi comentado que para se obter um desempenho superior dos
SATA era necessário que tanto a controladora quanto o(s) disco(s)
suportassem NCQ[1], preferencialmente NCQ3.
Como ainda não lidei com SATA, então não pude confirmar esta afirmação.

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Native_command_queueing

Alex